quarta-feira, 11 de maio de 2011

WEB 2.0 na escola - TWITTER

 TWITTER com direcionamento pedagógico:


Boa parte dos alunos já conhece ou usa essas ferramentas. O que vale aqui é o "como usar" e "para que".  Aqui entra a parte pedagógica que deve ser planejada por você, professor.

O Twitter, nada mais é do que uma comunidade onde cada usuário possui um mini blog com seu perfil e visualiza dentro de seu próprio perfil as mensagens dos amigos e as próprias. O interesse principal é "o que você está fazendo agora?".

Claro que, para efeitos pedagógicos não tentaremos responder a essa pergunta. Usaremos essa ferramenta para trocar informações de forma resumida, pois cada postagem pode ter apenas 140 caracteres.

Usaremos essa ferramenta, associada a vídeos do YouTube com o intuído de fomentar o debate entre os alunos e desenvolver o poder de síntese.

Em primeiro lugar, todos devem se cadastrar no twitter, inclusive você, professor. Para isso, coloquei um tutorial básico que será o suficiente para trabalharmos.
Juliano Spyer (@jasper) lançou um guia colaborativo em português, sob licença Creative Commons, acerca do serviço Twitter, chamado: Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter.



Se por acaso você quer uma explicação mais rápida e prática, você pode baixar ou ver as instruções feita por Samantha.


Assim que todos estiverem cadastrados, peça para que cada um, após se cadastrar, escreva o nome de usuário num papel, assim todos poderão achar uns aos outros mais facilmente (assim como você, pois é importante que você acompanhe o exercício pelo seu perfil)

Contextualize o tema com a turma ainda em sala de aula. Escolha um vídeo e passe o link no laboratório de informática.


Depois de assistir ao vídeo, a turma deverá acessar o twitter (www.twitter.com) e resumir o vídeo em 140 caracteres. Eles poderão fazer quantas postagens quiserem, desde que uma não continue a outra. A ideia principal é que tudo seja resumido em uma postagem. Cada postagem pode dar ênfase a um contexto diferente, mas deve ser completa. Assim trabalha a compreensão e a habilidade de síntese. Além disso, um aluno verá as postagens dos outros. Incentive que eles se comuniquem pelo twitter falando sobre as demais postagens da sala para que todos percebam os diferentes pontos de vista e as diferentes análises de um mesmo vídeo.


DICA - TWITTER TRADUZIDO
Presenciei pessoas reclamando que o Twitter não tem versão em português, e por isso não o usam. O twitter provavelmente planeja criar uma versão em português, mas, enquanto isso não acontece, podemos fazer da seguinte forma para usar o Twitter em português, funciona assim:
  1. Utilize o Internet Explorer 8, Chrome ou Firefox;
  2. Vá até o site da google em: http://www.google.com/intl/pt-BR/toolbar/ie/index.html ;
  3. Baixe e instale a Barra de Ferramentas com tradução automática para a língua que estiver usando. É grátis e leva apenas alguns segundos para instalar.
  4. Acessar o Twitter e clicar no botão traduzir barra de Ferramentas do Google.
No site da NOVA ESCOLA tem um planejamento interessante, utilizando o Twitter.
Disciplina Língua Portuguesa - Produção de texto. 
Ensino Fundamental 6º ao 9º ano. Clique aqui! Planejamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário